Vertentes complementares

image description

Oscar D’Ambrosio
2008

A pintura digna desse nome tem a capacidade de encontrar, na matéria concreta, a essência que leva ao auto-conhecimento, tanto daquele que pinta como daquele que vê. O exercício artístico de Sergio Lucena aponta para isso em duas expressões visuais aparentemente díspares, mas unidas pelo tratamento plástico.

As paisagens fascinam pelo cuidadoso trabalho de raspagem e construção e desconstrução de camadas, enquanto fantásticos seres imaginários surgem plasticamente unidos pelo parcimonioso uso da cor e pelos elaborados arabescos em seus corpos.

Os trabalhos dialogam ao expressar as mesmas preocupações com a matéria pictórica. Se nos perdemos agradavelmente dentro dos corpos de seres imaginados; nas paisagens, predominam a ampla liberdade e as infinitas possibilidades de composição.

The green fields of the Lord - 2014 - oil on canvas - 59.1 X 51.2 in - Os verdes campos do Senhor - 2014 - óleo sobre tela - 140 X 130 cm

image description

Colocados lado a lado, os seres fantásticos e as paisagens não são duas facetas de um artista. São vertentes complementares de um pintor que não teme se lançar ao vazio para encontrar a si mesmo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s