A profundidade dos códigos

Painting N°13 - 2011 - oil on canvas - 51.2 X 51.2 in - Pintura N°13 - 2012 - óleo sobre tela - 130 X 130 cm

Oscar D’Ambrosio

A recente exposição Códigos, de Sergio Lucena, traz como resultado final algo já anunciado nos seus últimos trabalhos: um progressivo processo derrisório em que a imagem vai se diluindo em nome da discussão daquilo que de fato torna a pintura essencial e portentosa como forma de expressão.

Refiro-me às sutilezas das tonalidades e a uma busca constante por soluções cromáticas que podem expressar estados de espírito, mas que são, acima de tudo, autênticos mergulhos nas potencialidades do ato de levar concepções mentais
para a tela por meio da extensão do braço. Esse movimento, embora encerre, é claro, questões de ordem emocional, existencial e antropológica, ganha em sentido quando vista como um exercício artístico em si mesmo, sem justificativas vivenciais ou biográficas. O que está na galeria são códigos não tanto para serem decifrados, mas para serem admirados.

Existe nessa diferença uma postura plástica determinante. A arte, quando discutida pelos seus elementos constitutivos, como luz, cor, linha e mancha, entre outros, nos leva a uma discussão que mobiliza de forma interna e inimaginável. Ultrapassa biografias e altera visões de mundo. É esse poder que os códigos de Sergio Lucena suscitam.

Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s